Entrevistada: Rosa Maria Barros de Oliveira
Formação: Supervisão/Magistério
Pós Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional
Profissão: Pedagoga –Escola CEIM Euclides Mello dos Santos(Educação Infantil) e Escola CUEF “Dr. José Nicodemus Cysne” ( Séries Iniciais e Finais do Ensino Fundamental)
Entrevistadora: Valéria Pereira Nascimento Fraga
Pergunta:
* Como as escolas em que ela trabalha tem enfrentado a questao do racismo tão presente em nossa sociedade?
Resposta sintetizada em forma de texto:
* "De acordo com a Lei 10.639/2003, torna-se obrigatório o estudo da História e Cultura afro- brasileira e indígena. Eu, enquanto pedagoga tem orientado as duas escolas trabalhar em forma de Projetos interdisciplinar com conteúdos programáticos voltados para a história e cultura da África e dos Africanos, a contribuição dos negros na Arte e na Literatura como: música, dança, pintura, histórias infantis com personagens negros ,história do Zumbi dos Palmares, a história muito utilizada na educação Infantil e séries iniciais ( Menina Bonita do Laço de Fita),etc. e também os negros que se destacaram em suas profissões, a importância de se trabalhar os valores éticos e morais, respeitando e valorizando a cultura e os povos afrodescendentes,de forma que esses valores sejam aprendidos e praticados em sua vida, iniciando este trabalho desde a educação infantil e estendendo para as outras séries de ensino.
Ressaltando que apesar dos avanços através de grupos de movimento ,lutando contra o racismo ao longo dos anos, ainda existe o preconceito e o racismo em relação à cor da pele ,surgi as Políticas Pública de Inclusão,o sistema de “quota “, com intenção de acabar com a descriminação e o racismo e oportunizar uma vida digna e igualdade social, um assunto muito polêmico de se abordar havendo sempre os “prós” e os “contras”, apesar de ser polêmico sabemos que, só a educação pode em qualquer sociedade, se constituir um poderoso meio de inclusão de promoção de igualdade." É muito importante sabermos como anda a situaçao de nossas escolas, e ao entrevistar a pedagoga Rosa Barros fiquei feliz em ver que ações contra o racismo e o preconceito racial tem sido feita, e o melhor não é só em datas comemorativas, percebe-se também que a Lei 10639/2003 tem sido cumprida, mas o mais importante é a conscientização de seu conteúdo.Ainda estamos no início, mas através de ações como estas chegaremos a uma sociedade sem precaonceito.
Fotos de Eventos realizados na EM CUEF “Dr. José Nicodemus Cysne”:
Por: Valéria Nascimento.
Adorei o blog de vcs!! Parabéns pelos avanços obtidos neste ano. Bjo
ResponderExcluirNós, do GrupoMSul04 "Performance Negra" agradecemos seu comentário Denise, e suas sempre prontas orientações. Enfim conseguimos aflorar com um blog resultante do somatório dos esforços de todos, muitos não conseguiam nem sequer entrar, e hoje, postam tranquilamente seus trabalhos... Minha parte é, quando necessário (e tem sido pouco) revisar e incrementar o que postaram... Mas o pessoal tá craque! Nem tenho mais tanto trabalho... (rsrsrs)
ResponderExcluirObrigada!
Beijos!!!
Irene Cristina