Páginas

domingo, 31 de julho de 2011

NA PEGADA!
  10 mulheres negras de destaque
Políticas, modelos, jornalistas, artistas... Seja qual for a profissão, elas influenciaram a sociedade por suas atitudes ou pioneirismo

POR ANDRÉ REZENDE

ISABEL FILLARDIS
Ela é referência no quesito trabalho social, ajudando portadores de cuidados especiais através da campanha A Força do Bem (ela mesma é mãe de uma criança especial). Além disso, de sua preocupação com o meio ambiente nasceu a ONG Doe Seu Lixo, que auxilia na coleta seletiva revertendo lixo em fundos para as questões socioambientais.

FOTO DIVULGAÇÃO/REPRODUÇÃO
CHIQUINHA GONZAGA
A compositora marcou época por sua postura forte diante de uma sociedade machista e preconceituosa. Chiquinha foi a primeira pianista de choro brasileira e autora da primeira marchinha carnavalesca (Ô Abre Alas, de 1899). Quer mais? Foi também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.

EMANUELA DE PAULA
Seguindo os passos da inglesa Naomi Campbell, a jovem de 19 anos já é uma estrela nas passarelas do mundo inteiro. Descoberta no Shopping Recife Fashion, a pernambucana logo chamou a atenção pelos traços, cor e medidas perfeitas. É uma das "angels" da famosa grife de lingerie Victoria's Secret e cobiçada pelos principais estilistas do mundo.

RUTH DE SOUZA
Na década de 40, foi co-fundadora do Teatro Experimental do Negro (TEN) - uma nova forma de dramaturgia que ajudou na valorização e no descobrimento de muitos artistas negros. Aos 87 anos, Ruth tem vasta experiência na TV, cinema e teatro e é considerada uma das grandes damas da dramaturgia brasileira.
BENEDITA DA SILVA
Carioca, de 62 anos, ativista do movimento negro e feminista entrou para a história da política nacional como a primeira senadora negra do Brasil. É dela o projeto de lei da licença maternidade de 120 dias. Um símbolo da ascensão dos negros e mulheres na política brasileira.

ELISA LUCINDA
Atriz de TV, cinema e teatro, cantora, jornalista e escritora. Mas o que destaca essa versátil capixaba de 51 anos são os versos recheados de sensações do cotidiano. Elisa é considerada uma das mais talentosas poetisas brasileiras da atualidade. Promove saraus e criou a Associação de Estudo de Declamação.




ZEZÉ MOTTA
Estreou em 1967 na peça Roda Viva e ganhou fama internacional interpretando a escrava Xica da Silva no filme de mesmo nome, em 1976. Atriz, cantora e militante, foi uma das fundadoras do Centro Brasileiro de Informação e Documentação do Artista Negro (CIDAN), em 1984, como objetivo de abrir espaço para outros negros talentosos.

FOTO MICHEL ÂNGELO/ RECORD
LÉA GARCIA
Uma das "crias" do Teatro Experimental do Negro, a experiente atriz foi estrela do filme Orfeu do Carnaval, ganhador da Palma de Ouro em Cannes e Oscar de melhor filme estrangeiro em 1958. Por sua atuação, ficou em segundo lugar na disputa de melhor atriz no badalado festival francês.

TAÍS ARAÚJO
Atriz, jornalista e muito talentosa, quebrou barreiras com apenas 17 anos ao ser a primeira atriz negra a protagonizar uma novela brasileira, Xica da Silva, em 1996, na TV Manchete. Em 2004, ganhou novamente o papel principal em Da Cor do Pecado, na Globo, fato até então inédito na emissora carioca.

GLORIA MARIA
Não foi a primeira, mas, sem dúvida,é a mais importante e respeitada jornalista da TV brasileira até o momento. Sua fama extrapolou os limites da profissão - com muitas reportagens especiais e viagens exóticas à frente dos mais importantes telejornais da Globo -, e hoje tem status de celebridade.


Por GrupoMSul04 "Performance Negra"

ABDIAS NASCIMENTO - HOMENAGENS PÓSTUMAS AO GRANDE LÍDER DO MOVIMENTO NEGRO NO BRASIL

Movimento negro perde Abdias Nascimento

Morreu na manhã de terça-feira  do dia24 de maio de 2011, no Rio de Janeiro, Abdias Nascimento, grande ativista na luta contra o racismo e as desigualdades raciais no Brasil e no mundo. O paulista que nasceu na Franca, em 1914, cresceu em uma família pobre, porém muito organizada e carinhosa. Formou-se em contabilidade pelo Atheneu Francano, em 1929.

Com 15 anos, alista-se no exército e vai morar na capital São Paulo. Na década dos 1930, engaja-se na Frente Negra Brasileira e luta contra a segregação racial em estabelecimentos comerciais da cidade. Prossegue na luta contra o racismo, organizando o Congresso Afro-Campineiro em 1938. Funda em 1944, o Teatro Experimental do Negro (TEM), entidade que patrocina a Convenção Nacional do Negro em 1945-46.A Convenção propõe à Assembléia Nacional Constituinte de 1946 a inclusão de políticas públicas para a população afrodescendente e um dispositivo constitucional definindo a discriminação racial como crime de lesa-pátria. À frente do TEN, Abdias organiza o 1º Congresso do Negro Brasileiro em 1950. Militante do antigo PTB, após o golpe de 1964, participa desde o exílio na formação do PDT. Já no Brasil, lidera em 1981, a criação da Secretaria do Movimento Negro do PDT. Na qualidade de primeiro deputado federal afrobrasileiro a dedicar seu mandato à luta contra o racismo (1983-87), apresenta projetos de lei definindo o racismo como crime e criando mecanismos de ação compensatória para construir a verdadeira igualdade para os negros na sociedade brasileira. Como senador da República (1991, 1996-99), continua essa linha de atuação.O Governador Leonel Brizola o nomeia Secretário de Defesa e Promoção das Populações Afrobrasileiras do Estado do Rio de Janeiro (1991-94). Mais tarde, é nomeado primeiro titular da Secretaria Estadual de Cidadania e Direitos Humanos (1999-2000). 
No dia 10 de maio, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro lançou a 1ª edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento, que marca atividades relativas ao Ano Internacional dos Afrodescendentes, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O prêmio visa estimular, anualmente, a cobertura jornalística qualificada sobre temas relacionados à população negra.

À frente do TEN, Abdias organiza o 1º Congresso do Negro Brasileiro em 1950. Militante do antigo PTB, após o golpe de 1964, participa desde o exílio na formação do PDT. Já no Brasil, lidera em 1981, a criação da Secretaria do Movimento Negro do PDT. 

       
Unegro lamenta morte do “mestre” 
Abdias do Nascimento

A Unegro (União de Negros Pela Igualdade) lamentou, em nota pública, a morte do líder negro Abdias Nascimento, a quem qualificou como “mestre” e um dos “maiores brasileiros de nossa história”. Abdias faleceu na manhã desta terça-feira (24), aos 97 anos, no Rio de Janeiro.
Segundo a nota da Unegro, Abdias foi um “incansável militante do movimento negro”, que “dedicou sua vida no combate ao racismo, com seriedade, coragem e retidão”. Uma de seus principais legados foi ter valorizado “a contribuição civilizatória de matriz africana na construção da nação brasileira, até então sufocada pelos resquícios do racismo científico”. 

NOTA DE FALECIMENTO DE ABDIAS NASCIMENTO     

Rio de Janeiro, 24/05/2011 ‘        

A União de Negros Pela Igualdade - UNEGRO manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do incansável militante do movimento negro ABDIAS NASCIMENTO. Dedicou sua vida no combate ao racismo, com seriedade, coragem e retidão.

Abdias do Nascimento dá início à nova abordagem na trajetória de luta da população negra brasileira, incorporando a denúncia do mito da democracia racial, dando importância à solidariedade internacional entre os negros da diáspora e do continente mãe, resgatando e valorizando a contribuição civilizatória de matriz africana na construção da nação brasileira, até então sufocada pelos resquícios do racismo científico.     
Consideramos que o mestre Abdias do Nascimento está entre os maiores brasileiros de nossa história. Incansável e abnegado lutador, merecedor da reverência de todo o povo brasileiro. Hoje está junto aos nossos ancestrais nos orientando na luta e na vitória.
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=154908&id_secao=8        
 

Presidente Dilma lamenta morte do baluarte negro Abdias Nascimento

A presidente Dilma Rousseff divulgou nota de pesar pela morte do ativista do movimento negro Abdias Nascimento.

Nota pela falecimento de Abdias nascimento 
"O Brasil perdeu hoje um dos seus maiores líderes no combate à discriminação racial. O escritor, jornalista e parlamentar Abdias Nascimento foi, ao longo de toda a vida, um influente defensor dos direitos dos afrodescendentes e promotor da causa da igualdade racial. Sua atuação incansável contribuiu para a definição de importantes marcos institucionais na luta contra o racismo no Brasil e para a consolidação de políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade. Ao lamentar sua perda, transmito à família de Abdias Nascimento meu sentimento de sincera solidariedade. Estou segura de que seu legado continuará a inspirar a todos nós, brasileiros, a perseverar no caminho da igualdade e da justiça."    

Presidente Dilma Rousseff

TV Vermelho homenageia um dos maiores defensores da cultura das populações afrodescendentes no Brasil com o vídeo A Construção da Igualdade, que traz depoimentos de acadêmicos, escritores, artistas sobre ações do movimento negro:



Fonte: da redação, com agências
http://www.vermelho.org.br/tvvermelho/noticia.php?id_noticia=154940&id_secao=29


Olívia Santana:  o legado do quilombola Abdias do Nascimento

Em nota divulgada nesta quarta-feira (25), a coordenadora Nacional de Combate ao Racismo do PCdoB, Olívia Santana, homenageia o ativista político Abdias do Nascimento. 

Segundo a coordenadora Nacional de Combate ao Racismo do PCdoB, Abdias foi um “um homem absolutamente indignado com o racismo e comprometido com as causas libertárias do povo”. Olívia afirma que o legado de Abdias “manterá vivo e forte os esforços de construção de um país sem discriminação”.
Nota de pesar

O Brasil, especialmente a população negra brasileira, acaba de perder Abdias do Nascimento, líder político, ex-senador da República, intelectual, escritor, um homem absolutamente indignado com o racismo e comprometido com as causas libertárias do povo. Um militante destacado da luta internacional contra as desigualdades enfrentadas por negros na África e na diáspora.

Nesse sentido, nos solidarizamos com familiares e amigos na certeza de que o legado do quilombola Abdias manterá vivo e forte os esforços de construção de um país sem discriminação, mais desenvolvido e capaz de promover a distribuição de renda para todo o povo.    
 
Atenciosamente,
Olívia Santana, coordenadora Nacional de Combate ao Racismo do PCdoB
 Fonte:http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=154956&id_secao=8



Falar de movimentos sociais etnicorraciais no Brasil, é falar de Abdias Nascimento, que foi incansável lutador pelas causas do negro  e afro descendentes, no combate contra o racismo.
Sua morte foi uma perda para os movimentos sociais negros, porém, suas idéias e ações ficam para sempre no panorama das conquistas e aspirações da negritude no país.
Por: PGrupoMSul04 "Performance Negra"