Páginas

sábado, 31 de março de 2012

O espaço da mulher moderna


Analisando a questão da presença feminina junto à sociedade, trazendo para a realidade local, a saber, nosso município, Mimoso do Sul-ES, percebe-se que a participação feminina vem num crescendo, e realmente inicia-se uma fase de proeminência, embora ainda lentamente. Tivemos, pela primeira vez na história política do município, na gestão passada, uma mulher eleita à Prefeita Flavia Roberta Cysne Novaes Leite (40/PSB) e esta se coloca novamente a pleitear a prefeitura municipal na próxima eleição (2012).
                                                                   
                                                                      ( Flávia Cysne)

 
Representando o município temos a Deputada Estadual Luzia Toledo (15/PMDB), em seu terceiro mandato como Deputada Estadual se tornou a primeira mulher a assumir a presidencia da Assembléia Legislativa. Para seu terceiro mandato foi eleita como a mulher mais votada nas eleicões de 2010. Em 20 anos de vida pública, já foi vereadora de Vitória por duas vezes, vice-prefeita da Capital e Senadora da República, atualmente coloca-se como pré-candidata à Prefeitura de Vitória.
                                                        
 
                                                                         (Luzia Toledo)

Na Gestão do Prefeito Angelo Guarçoni , vulgo Giló (15/PMDB), temos  uma primeira dama participativa e dinâmica, que auxilia o esposo e realiza um belo trabalho voluntário junto a Secretaria de Ação Social. Telma Brum Guarçoni é uma presença marcante em nosso município com sua coragem e garra.

                                                         
                                                          (Telma Brum Guarçoni)


 Á nível estadual, tivemos pela primeira vez uma mulher capixaba no ministério. Iriny Lopes (13/PT) foi uma das fundadoras do partido no  Espírito Santo. Fez parte, desde 1984, da direção estadual, já tendo sido presidente por três mandatos e ocupando as secretarias de Formação Política, de Movimentos Populares, entre outras. Também integra, há muitos anos, o diretório nacional, tendo composto a executiva nacional por quatro vezes. Em 2010, tornou-se Secretária de Relações Internacionais do partido.
Eleita  deputada federal, em 2002 , em 2006 e em 2010. Como parlamentar, integra a Comissão de Direitos Humanos da Câmara desde o início de seu primeiro mandato. Participou ainda da Comissão de Meio Ambiente, do Conselho de Ética da Câmara e da Comissão Mista que apurou evasão de divisas (a CPMI do Banestado). Integrou também no primeiro mandato o Conselho de Ética da Câmara e relatou o processo de que culminou com a cassação do mandato do deputado André Luiz, por tentativa de extorsão a um empresário carioca. Relatou  a Lei Maria da Penha na Comissão de Constituição e Justiça e foi autora do projeto já transformado em lei (conhecida como Laço Branco), que estabelece 6 de dezembro em Dia Nacional de Luta dos Homens pelo fim da Violência contra a Mulher. Também tendo por base projeto de lei da parlamentar de 2004, foi instituída a lei que implanta o Programa Nacional de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos.
No dia 2 de março de 2005, Iriny foi indicada para a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, tornando-se, assim, a primeira mulher a ocupar a presidência da comissão desde a sua criação. Em 2010, por indicação do PT, voltou a presidir a CDHM.
Em maio de 2009, assumiu a relatoria da CPI das Escutas Telefônicas Clandestinas, requerendo, no texto final da comissão, o indiciamento do banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity.
Titular na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, priorizou o debate sobre o pré-sal e tecnologia portuária. Também nesta comissão - e na CDHM - debateu a construção da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), tendo sido a primeira parlamentar a apresentar requerimento, em 2006, sugerindo sua realização.
Na Câmara dos Deputados presidiu a Comissão de Direitos Humanos e Minorias em 2005 e 2010
Ligada à corrente "Articulação de Esquerda" do PT, integrou o governo Dilma Roussef ao comandar, com status de ministra, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Deixou o cargo em 10 de fevereiro de 2012 para disputar a eleição municipal de 2012 para prefeitura de Vitória.


                                           
                                                                     (Iriny Lopes)


A nível nacional temos pela primeira vez na história da política nacional, uma mulher a ocupar a Presidencia da República  Dilma Rousseft (13/PT), independente dos resultados que seu governo ven alcançando ou dos índices de aceitação (ou regeição) atual, representa, como personalidade pública para nós, mulheres, um símbolo de vitória feminina, pois abre portas para que outras mulheres também alcancem esse patamar na vida política nacional.


                               
                                                               (Dilma Rousseft)


Dessa forma, essas mulheres públicas representam um símbolo da vitória das mulheres sobre o preconceito, a desigualdade nas lutas e Ações Afirmativas, na busca por participação  e cidadania. No texto abaixo (de Gabriela  Cabral), a autora procura analisar e refletir sobre esse aspecto.

           A IMPORTANCIA DA MULHER NA SOCIEDADE



                                         
                                                                          A mulher na conquista de seu espaço na sociedade.

Enfrentando diversas discriminações e adaptações em relação aos “afazeres puramente femininos”, como cuidar de casa e da família, a mulher conseguiu superar suas dificuldades e ainda administrar seu tempo a favor de suas atividades, para que as questões familiares não entrem em conflito com questões profissionais e sociais. A mulher ainda é alvo de grande discriminação por aqueles que ainda acreditam que “lugar de mulher é no fogão” e por isso enfrenta o grande desafio de mostrar que apesar de frágil é ainda forte, ousada e firme na tomada de decisões, quando necessário.

A mulher tem marcado as últimas décadas mostrando que competência no trabalho também é um grande marco feminino. Apesar de ser taxada como sexo frágil, a mulher tem se mostrado forte o bastante para encarar os desafios propostos pelo mercado de trabalho com convicção e disposição. A fragilidade da mulher, ou melhor, a sensibilidade da mulher, tem grande colaboração nas influências humanas que se tenta propagar na atualidade, pois, como se sabe, o mundo passa por transformações rápidas e desastrosas que precisam de mudanças imediatas. A mulher consegue transmitir a importante e dura tarefa de mudar hábitos com a clareza e a delicadeza necessária para despertar o envolvimento de cada indivíduo e a importância da mudança de cada um.

O avanço feminino frente à política e à economia ainda mostra a força da mulher em perceber e apontar os problemas tendo sempre boas formas de resolvê-los assim como os indivíduos do sexo masculino, o que evidencia o erro de descriminar e diminuir o sexo feminino privando-o a apenas poucas tarefas (domésticas).

A realidade do crescimento do espaço feminino tem sido percebida pela participação da mulher em diferentes áreas da sociedade que lhe conferem direitos sociais, políticos e econômicos, assim como os indivíduos do sexo oposto.
Por Gabriela Cabral
http://www.brasilescola.com/geografia/a-importancia-da-mulher-na-sociedade.htm


  Por Irene Cristina dos Santos Costa e
                                                Valéria  do Nascimento Pereira