Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Alunos da Escola Antônio Acha (Mimoso do Sul) são destaque na Rede Gazeta durante visita em Monte Alegre



No mês em que se comemora a Consciência Negra, um grupo de alunos e professores da Escola “Antonio Acha” visitaram o distrito de Burarama, na Comunidade Monte Alegre, com o objetivo de conhecer um pouco mais da cultura afro brasileira.

NÃO IGNORE! SOMOS TODOS IGUAIS
Segundo a professora da disciplina de História, Geovana Azevedo, a Escola tem seguido a lei nº 10.639 que cuida da obrigatoriedade de trabalhar a cultura afro brasileira dentro das salas de aula. “Estamos desde o mês de março envolvidos no projeto “Não Ignore! Somos Todos Iguais” que culminou neste mês de novembro com a visitação à Comunidade Monte Alegre, local de extrema riqueza histórica e cultural”, disse a professora.

REDE GAZETA NA COMUNIDADE
A Comunidade Monte Alegre, além de contar com a visitação de 35 alunos da Escola, e das professoras Denizabel Fernandes, de Língua Portuguesa, Monica Maia, de Ciências e Matemática, Geovana Azevedo, de História e Luciene Floriano, supervisora escolar, também contou com a presença da Rede Gazeta, através do Programa Conexão Geral, uma equipe jornalística que ficou durante todo o dia e tarde na comunidade.
A gravação, que foi realizada no último dia 12 de novembro, foi ao ar no último domingo (20) durante o Programa Conexão Geral onde alunos e professores foram entrevistados.

CONHECIMENTO DE OUTRAS FORMAS DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL
Segundo a professora Geovana, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar na prática tudo o que foi comentado e explicado na sala de aula. “No encontro tiveram a oportunidade de conhecer e experimentar as comidas típicas do local, entender o significados das danças, da história que foi passada de geração para geração e valorizar as diferenças”, disse Geovana.


COMUNIDADE SUSTENTÁVEL
Os professores ficaram admirados com a sustentabilidade que a própria comunidade consegue manter. “Eles são empenhados, trabalham em projetos onde os próprios quilombolas produzem suas hortas e vendem as hortaliças em feiras. E as crianças em suas apresentações culturais recebem um valor onde parte dessa renda é destinada a elas, enfim, uma comunidade sustentável”, acrescentou a professora Geovana.

MOMENTO MARCANTE: O ABRAÇO NO JEQUITIBÁ
Após uma trilha pela floresta, um momento marcante que ficou na memória da equipe foi o abraço dos alunos na árvore Jequitibá, que possui mais de 500 anos. Durante o ato, os alunos fizeram uma oração direcionada aos cuidados com o meio ambiente.


          
   O TURISMO ÉTNICO  E A SUSTENTABILIDADE   NA PRESERVAÇÃO
 DA IDENTIDADE, DO ORGULHO NEGRO  E DO MEIO AMBIENTE
REGISTRADO EM VÍDEOS
As imagens foram registradas pelos próprios alunos e também pela equipe de reportagem da TV Gazeta- ES. E mostra uma síntese do que foi o passeio pela Copmunidade Quilombola de Monte Alegre... Fica registrada aqui a satisfação das crianças em conhecer concretamente um pouco da cultura afro de nossa região e vivenciá-la nesse passeio, que muito enriqueceu seus conhecimentos.
                                             Video feito à patir das gravações de um aluno.


Video feito pela TV Gazeta - ES
           

TEXTO: Renata Mofatti
FOTOS: Geovana Ernesto Pereira Azevedo
Fonte: http://www.mimosoonline.com.br
VIDEOS: Irene Cristina dos Santos Costa
Postado por Mônica Pontes da Costa Oliveira