Páginas

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Diversidade cultural, variadas expressões populacionais e etnias, e muita indignação na 2ª Conferência Estadual da Juventude

Prevista como um momento de discussão e apresentação de propostas para melhores políticas públicas direcionadas à juventude brasileira, a II Conferência Estadual da Juventude, realizada em Aracruz-ES, nos dias 27, 28 e 29 de outubro, se transformou num Evento de revolta, protestos e indignação.


imagem

A Conferência da Juventude, acontecida no SESC de Praia Formosa, município de Aracruz – ES, no último final de semana de outubro, reuniu mais de quinhentos jovens provenientes de todas as regiões do Estado, representantes das mais variadas etnias, culturas, manifestações populares e grupos de vivência da sociedade brasileira. Comunidades indígenas, etnologias, grupos temáticos, adversidades, tendências culturais foram representadas na Conferência onde as discussões caminharam quase todo o tempo para a insatisfação, não pela atual situação em que vive essa juventude sedenta de políticas dos Governos pela melhoria das mais diversas situações inerentes aos jovens, mas pelo que seria uma desorganização notória do Evento, e principalmente a ausência inaceitável, não justificada, do representante maior do Governo do Estado, tão esperado neste importante momento de discussões e entendimentos dessas situações.
Houve enorme polêmica na Plenária em relação ao processo de Eleição de Delegados para a Conferência Nacional que será em Brasília-DF de 09 a 12 de dezembro próximo. Num dos momentos mais tensos alguns chegaram a rasgar seus crachás como forma de protesto. Denúncias abertas entre centenas de jovens no Auditório do SESC onde as palestras, conversações e votações ocorriam acusavam a intenção de favorecimento da região metropolitana da Grande Vitória, na qual estão os municípios de Cariacica, Vila Velha, Viana, Serra e a capital do Estado nas vagas para Delegados, na Conferência Nacional, previstas no Artigo 14 do Regulamento, “desmerecendo” assim as demais regiões do Espírito Santo somando 73 outros municípios. O clima de revolta resultou em muitas críticas à Comissão Organizadora Estadual (COE) massacrada perante a Plenária pelo atraso excessivo dos trabalhos, já iniciados na recepção e acomodação dos participantes.
Algumas autoridades estiveram presentes na Mesa de Abertura e fizeram colocações que até receberam apoio dos presentes; a exemplo, o Deputado estadual “Da Vitória” que propôs a criação de uma Comissão Especial junto à Assembléia Legislativa para discutir as questões referentes à Juventude do nosso Estado, e que essa em breve se torne uma comissão permanente. O também deputado Professor Paulo se manifestou em favor de uma maior participação dos jovens nas decisões do Governo. E a Senadora Ana Rita enalteceu a diversidade de jovens presentes discutindo políticas públicas nesta Conferência, lembrando os muitos desafios das categorias ao longo dos anos. O senhor Darcy, representando uma organização da juventude a nível nacional informou que se aguarda a aprovação no Senado do Estatuto da Juventude. Enquanto que o Deputado Federal Paulo Foleto falou de avanços e como isso influenciou a juventude.
A representatividade da juventude
Thaynara Rodrigues de Freitas, 16 anos, do município de São Gabriel da Palha, deficiente visual, aluna da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “São Gabriel da Palha”, duas vezes por semana sai de madrugada para viajar ao município de Colatina e frequentar um Centro de Reabilitação. Segundo a senhora Maria do Socorro Santana Reinoso, abilitadora de pessoas com deficiência visual, foi feito um pedido para que ela tivesse um professor especializado em seu município e a Escola onde a adolescente estuda alegou que não tinha profissional especializado na área de deficiência visual, e o Estado não facilitou. O que levou Thaynara a buscar atendimento em Colatina, saindo de madrugada em uma das vagas dos carros da Secretaria de Saúde do seu município, quando há essa possibilidade, pois Thaynara vende bjouterias que ela mesma produz para ajudar no custeio de transporte quando necessário e da sua alimentação. A própria adolescente teve a iniciativa de procurar a prefeitura por esse apoio. No entanto, a Campeã numa Competição de Xadrez adaptado para cegos, além de um terceiro lugar na Copa Brasil 2010, nesta modalidade, realizada no Rio de Janeiro e São Paulo, competindo com adultos experientes, é um grande exemplo de força da vontade de uma juventude que quer discutir e apresentar propostas aos Governos, lutando pelos seus direitos. Sua orientadora na mobilidade para caminhar sozinha, dona Maria do Socorro, informou o quanto a menina é esforçada e dedicada no que quer. “As bijoterias ela já faz com a grande habilidade desenvolvida para usar a língua... Agora ela vai também aprender a cozinhar... e já tem um namorado que também é cego rsrs” – falou a orientadora acompanhante, provocando risos em Thaynara que caminhava seguramente a nossa frente e dizia: “Vou casar com ele mais vai depender da sogra rsrs”.
Revolta pela ausência do Governador
Mestrando em Política Social na Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Camila Valadão, Assistente Social, uma das palestrantes foi taxativa ao dizer: “É lamentável saber que as propostas apresentadas na I Conferência ficaram engavetadas em grandes empresas. Possivelmente foram parar em alguma mesa da Empresa Queirós Galvão” – Empresa que seria da família do Ex-Governador Paulo Hartung, também citado pela palestrante. Ao abordar uma triste realidade vivida no Espírito Santo, que se destaca pelo alto índice de mortalidade de jovens, Camila foi enfática ao criticar a ausência do Governador Casa Grande, o qual muitos garantiram que teria sido orientado pela Comissão Organizadora a não comparecer, a Assistente Social desabafou: “O Governador Casa Grande deveria sentir vergonha dessa situação que nosso Estado vive, e deveria estar aqui pra ouvir essa juventude”. Segundo Camila, das 20 cidades do Brasil com alto percentual de jovens mortos por assassinato, 4 estão no Espírito Santo, e destas o município da Serra é o líder.
Os índios também querem um país melhor
Os índios das Comunidades Pau Brasil e Caieiras Velha, descendentes dos Tupiniquins, estiveram representados pelos jovens Altieres, Josiane e Wander que foram lutar pelos diretos da juventude indígena, respeito ao meio ambiente e uma vida digna para todos. O jovem Altieres, que simpaticamente posou para uma foto, num bate papo também fez questão de se manifestar dizendo: “A Conferência está interessante, pena que não foi bem o que a gente esperava. Eu achava que os três da nossa delegação poderiam tentar ser eleitos para Conferência em Brasília, mas a Comissão fez a coisa de um jeito que só vai facilitar para as cidades da Grande Vitória e então só um de nós índios poderá ser eleito... Dentro dessas vagas pra ir pra Brasília já deveria ter vaga garantida para um índio e as outras a gente tentaria na votação... Nós somos um povo que sofre a muito tempo, não estamos sofrendo agora. Discriminação, morte, acabando com as moradias, com as tribos... Quando se fala em meio ambiente por exemplo, devia se começar falando dos índios” – desabafou Altieres, jovem, índio, querendo também lutar por mais políticas públicas em favor da juventude deste país.
Não há limites na luta pacífica por direitos
A deficiência física que limita o caminhar da jovem Dimítria Barbosa Mandeti Eto, de Aracruz, em nada a impediria de participar da Conferência, pois ela sabia que essa seria uma oportunidade ímpar de formulação de propostas que visam atender os mais variados anseios da nossa juventude. Dimítria esteve também participando da Conferência buscando ainda ser mais uma Delegada na Conferência Nacional onde pretende lutar pelos direitos e respeito para com as pessoas, principalmente os jovens, que pela limitação física encontram maiores dificuldades para trabalhar, estudar e terem uma vida mais digna. Com deficiência também na fala, num rápido bate papo fez-se entender muito bem ao dizer: “Quero sim lutar pelos deficientes, só nós é que sabemos o que um deficiente precisa”.
A decepção de um morador do município
Senhor Jucelino, que acompanhava a jovem Dimítria, em meio a muitas discussões na Plenária quanto à participação dos conferencistas, pediu pra fazer uso do microfone e desabafou: “Eu sou morador aqui de Aracruz, nós sediamos a Iª Conferência Estadual, que foi maravilhosa; agora que estamos também sediando a 2ª Conferência quero dizer que estou decepcionado ao ver tanto descaso de muitos jovens que vieram aqui pra fazer turismo e não estão participando discussões”.
Quem de fato estava na Conferência?
Pode-se dividir a Conferência Estadual da Juventude 2011 em três categorias de conferencistas: Os que foram para discutir os encaminhamentos das Conferências Municipais falando das necessidades e anseios da juventude espalhada por todo o Estado do Espírito Santo. Os que imbuídos de pretensões políticas abandonavam a Plenária e articulavam durante todo o tempo fazendo campanha para serem eleitos ou elegerem os Delegados que atenderiam os seus interesses pessoais ou políticos, na Conferência Nacional. E os desinteressados nas questões em geral, preocupados na maioria das vezes com a boa alimentação servida no Restaurante do SESC, bancada pelo Governo do Estado, e as horas e horas de lazer no Parque Aquático lá existente, além das inevitáveis paqueras e a diversão nas atrações culturais.
Momentos de lazer pra relaxar as tensões
Show de rock pop com Banda tocando ao vivo, momentos de expressão da cultura indígena com índios da região, e uma apresentação fenomenal da Bateria da MUG – Mocidade Unida da Glória, com duas meninas passistas encantando a todos com um samba no pé de fazer qualquer sambista adulta “cair o queixo”, dentre outras atrações, marcaram os momentos de lazer e descontração dos conferencistas, distribuídos entre as mais diversas identidades culturais, representados por estudantes, trabalhadores, ativistas culturais, jornalistas, artistas, Comunidade GLBT, ONGs, povos e etnias diversos, etc... bem mesmo a cara da população do Espírito Santo.
Mimoso do Sul participou da Conferência Estadual com 7 Delegados eleitos na Conferência Municipal, realizada pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Em Aracruz estiveram 6 representantes da Sociedade Civil e 1 representante do Poder Público do nosso município.
Fonte: http://www.mimosoonline.com.br
Postado por: Mônica Pontes da C. Oliveira