Páginas

quarta-feira, 27 de julho de 2011

CEAFRO PROMOVE SEGUNDO CICLO DE PALESTRAS DE FORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL


Conforme o informativo texto que foi publicado no site www.vitoria.es.gov.br, as ações afirmativas, objetivos e resultados foram o tema da segunda palestra do ciclo de Formação para Educação Etnicorracial, realizada no dia 03 de junho, às 18 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid).

O tema foi apresentado por Ahyas Siss, professor na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e fundador e pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros da universidade. A entrada  gratuita, mas os interessados deveriam se inscrever por telefone. Autor de vários livros, Ahyas Siss define as ações afirmativas como medidas especiais e temporárias, determinadas pelo Estado, que têm o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas.                                                                                  
Para ele, as ações afirmativas garantem a igualdade de oportunidades e tratamento e compensam perdas provocadas pela discriminação e marginalização por motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero ou outros.
Ahyas Siss é doutor em Educação, mestre em Sociologia e graduado em Ciências Sociais. Atua nas áreas de antropologia, educação e sociologia, abordando principalmente diversidade étnico/racial e formação de professores, pluralidade cultural, identidades diaspóricas e multiculturalismo, cidadania e educação, movimentos sociais e educação 


CICLO DE PALESTRAS
Este ciclo de palestras promovido pela Comissão de Estudos Afro-Brasileiros, a CEAFRO, da Secretaria Municipal de Educação (SEME), tem por finalidade  aprofundar a discussão sobre as questões etinicorraciais no cotidiano da escola.
A primeira palestra foi realizada no dia 13 de maio, lotou o auditório, com o tema História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, apresentado pelo pesquisador Amauri Mendes Pereira, do Centro de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Candido Mendes.
As palestras estão programadas até o final de julho, sendo voltadas para professores, pesquisadores e integrantes de movimentos sociais. O ciclo de palestras é desenvolvido em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.
Palestra
Palestrante
Data
História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
Amauri Mendes Pereira
13 de maio
Ações Afirmativas
Ahyas Syss
03/06/11
Violência e Relações Raciais
Washington Siqueira
01/07/11
Territórios Quilombolas
Osvaldo Martins Oliveira
29/07/11


Neste ciclo de palestras estiveram presentes os diretores e representantes dos CEAFROs de todos os municípios do estado, professores, pesquisadores e integrantes de movimentos sociais e pessoas afins. Espera-se que a palestra marcada para o dia 29 de julho, sobre Territórios Quilombolas, venha ter o mesmo sucesso das anteriores e o resultado seja notado nas ações efetivas nas escolas a nível estadual e municipal. Em Mimoso do Sul, na rede municipal de ensino, as professoras responsáveis por difundir as ideias e auxiliar no repasse das informações e capacitações, são Mônica Costa e GraciellPereira Defanti, sob a coordenação da Pedagoga Janice Barboza. Geovana Ernesto Pereira Azevedo, diretora do CEAFRO em Mimoso do Sul, e Irene Cristina dos Santos Costa (co-Diretora), iniciaram as ações na rede estadual de ensino e municipal e os estudos sobre as questões etinicorraciais vêm acontecendo desde o ano passado através da iniciativa da ex Secretária de Educação Edna Silva Freitas. Apesar de o CEAFRO ainda não ter um espaço físico próprio, ele já vem tendo atuado dentro das escolas junto aos educadores e alunos.

Por : Irene Cristina dos Santos Costa,  Grupo MSul04 “Performance Negra”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Não achou bom?...
Deixe aqui seu comentário. Ele nos será muito útil e importante. Desde já, nossos agradecimentos!!!
Grupo MSul04 "Performance Negra"