Páginas

terça-feira, 2 de agosto de 2011

SEMINÁRIO - FENEFRA-ES

SEMINÁRIO

CONVITE
Reproduzir, preencher a ficha, enviar via e-mail e coletar assinaturas, para o dia 03/09.

AS ENTIDADES, ORGANIZAÇÕES E INSTÂNCIAS AFROS GOVERNAMENTAIS, PARTIDÁRIAS, SINDICAIS, OS MOVIMENTOS E ENTIDADES NEGRAS DA SOCIEDADE  CIVIL:  RESULTADOS EFETIVOS DE POLÍTICAS IMPLEMENTADAS DE COMBATE AO RACISMO E PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NO ESPÍRITO SANTO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS.

Dia 03 de setembro de 2011 (sábado) – 08h às 18 horas - Auditório do Andar Superior do Instituto Federal de Educação – IFES – Jucutuquara – Vitória-ES.

OBJETIVO
Conhecer as Estruturações, Concepções, Atuações e as Relações, entre as Estruturas Governamentais Afros (secretarias, coordenadorias, gerências, assessorias, departamentos, conselhos), as Instâncias Partidárias e Sindicais de Combate ao Racismo (secretarias de combate ao racismo, movimentos negros partidários), as Organizações Religiosas Cristãs Afros (APNs), de Vinculações Partidárias (organizações negras composta por maioria de um partido) e as Entidades Negras Autônomas e Interdependentes da Sociedade Civil, para descobrir por meio do diálogo, a forma de encarar o desafio, que é o fortalecimento do Movimento Negro Capixaba na perspectiva da construção sólida, possibilitando conquistas nas Implantações de Estruturas (secretarias, coordenadorias, núcleo e comissões de estudos afro-brasileiros, entre outras), para dar suporte nas Implementações de Ações Afirmativas e Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial no Espírito Santo, como também ampliação do número de representantes em Casas de Leis e Governos Municipais nas Eleições de 2012.

COMO PARTICIPAR
PRAZO DE INSCRIÇÃO – 02 a 24 de agosto com direito a certificado de 20 horas. Inscrições feitas após dia 24/08 somente fornecimento de declaração.

TAXA DE PARTICIPAÇÃO – GRATUITA (aceitamos colaboração financeira, para cobrir despesas do seminário)

COMO E ONDE SE INSCREVER – Preencher o cupom no final do convite e enviar via pelo e-mail (fsocialnegro.es@gmail.com) dentro do prazo.
CERTIFICADO ENTREGUE NO FINAL DO SEMINÁRIO – 20 horas

FORNECIDO PELA ORGANIZAÇÃO DO SEMINÁRIO – Textos dos Palestrantes e outros – palestras – certificados e lanches.

FORMATO – Se inscrever via e-mail - estudar textos de Amauri Pereira e outros sobre o tema – participar do seminário até o final dos trabalhos.

REQUISITO – Além dos estudos dos textos, coleta de no mínimo dez (10) assinaturas do abaixo-assinados anexo e entregar até o dia 03/09 no ato do credenciamento.
INFORMAÇÕES: 9995-1907.

PROGRAMAÇÃO
Dia 03 de setembro de 2011 (sábado) – Auditório do Andar Superior do Ifes – Jucutuquara – Vitória-ES. De 13 às 19 horas.

13 horas – Credenciamento e Entrega Abaixo-Assinados
13h30 às 14h15 – Os Desafios do Movimento Negro e Aliados para Implementações de Ações Afirmativas e Políticas Públicas de Combate ao Racismo e Desigualdade Sociorracial no Brasil República.
Palestrante – Amauri Mendes Pereira – Militante do Movimento Negro, Ex-presidente do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras – e Professor de Sociologia na Universidade Estadual da Zona Oeste – UEZO-RJ.
14h15 às 15 horas
Debatedores/as Convidados/as – Representantes de Instâncias Afras Governamentais (gerências, assessorias, comissões de estudos - CEAFROs, núcleos de estudos – NEABs,  conselhos de negros/as). Até 10 minutos cada exposição de Instância.
15 horas às 15h30 – Plenária                  
Secretaria -
Relator/a –
15h30 às 16h10 – Os Desafios das Organizações e Entidades do Movimento Negro do Espírito Santo e Aliados para Implementações de Ações Afirmativas e Políticas Públicas de Combate ao Racismo e Desigualdade Sociorracial.
Expositores/as Convidados/as – Representantes de Instâncias Afros Sindicais e Partidárias de Combate ao Racismo, Organizações de Negros/as Com Vinculações Partidárias, de Religiosidades Cristãs e Entidades Negras da Sociedade Civil Autônomas e Interdependentes. Até 10 minutos cada exposição de Instância.
16h10 às 16h40
Debatedor - Amauri Mendes Pereira
16h40 às 17h10 –  Plenária
Secretaria:
Relator/a:
17h10 às 17h20 - Café

17h20 às 18h
ELEIÇÕES 2012 - Exposição para Organização de Campanha de Negros/as nas Eleições de 2012 com Indicativos para Estruturação de Projeto Estadual de Campanha
18 horas às 18h30  – Plenária (discernimento de dúvidas e contribuições)
Secretaria:
Relator/a:
18h30 às 19 horas - Encaminhamentos e Encerramento do seminário.


FÓRUM ESTADUAL DE ENTIDADES NEGRAS-FENEGRA-ES / CENTRO DE ESTUDOS DA CULTURA NEGRA NO ESPÍRITO SANTO – CECUN / SECRETARIA ESTADUAL DE COMBATE AO RACISMO DO PT-ES / COORDENAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES NEGRAS – CONEN-ES / CENTRO NACIONAL DE RESISTÊNCIA E AFRICANIDADE AFRO BRASILEIRA-ES / BANDA DE CONGO UNIDOS DE BOA VISTA / ASSOCIAÇÃO DE DESPORTOS E CULTURAL CAPOEIRA PALMARES / ORGANIZAÇÃO DA JUVENTUDE NEGRA – NAÇÃO ZUMBI – OJAB / MOVIMENTO NEGRO ESTADUAL DO PMDB-ES


Preencher e enviar para e-mail - fsocialnegro.es@gmail.com

Nome:                                                                                              Sexo:          Idade:            Cor:

Endereço-                                                                Nº             Bairro-

Cidade-                                                    Estado-      

Nível de Escolaridade -                                          Formação-

Área de Atuação Profissional -                                                         E-mail -

Atua em qual Movimento Social?
Está Representando Qual Entidade no seminário?


PELA PROMOÇÃO DO POVO NEGRO CAPIXABA
                                                 
2011 – ANO INTENACIONAL PARA PROMOÇÃO AFRODESCENDENTES - ONU
13 DE MAIO – DIA NACIONAL DE DENÚNCIA DO RACISMO

EXCELENTÍSSIMO GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
RENATO CASAGRANDE

Nós, abaixo-assinados/as, brasileiros/as e eleitores/as, participantes de Conferências, Encontros, Seminários, Plenárias e Reuniões de construções das demandas propositivas para a Promoção da Igualdade Racial no estado, somos solidários as históricas e justas reivindicações de Ações Afirmativas e Políticas Positivas de combate ao racismo e desigualdade sociorraciais apresentadas pelo Movimento Negro Capixaba, conforme a solicitação de audiência protocolada em palácio no dia 31 DE MARÇO DE 2011.

Senhor Governador, o segmento populacional de negros (pretos e pardos) corresponde 57,15 (cinqüenta e sete por cento) do total da população do estado, que é de 3.530.234 (três milhões, quinhentos e trinta mil, duzentos e trinta e quatro) habitantes. (fonte: IBGE/PND 2007 - IJSN). Segundo pesquisas do IPEA sobre educação e rendimento econômico, embora brancos e negros tenham melhorado em renda nos últimos dez (10) anos, a desigualdade entre ambos continua inalterada por ausência de políticas públicas transversais e específicas raciais.

Considerando o quadro de desigualdade provocado pelos 388 anos de trabalho escravo e 123 anos de racismo pós-abolição, vimos por meio deste abaixo - assinados pedir em curto prazo:
1-     urgente audiência do Movimento Negro Capixaba com V. EXª., conforme solicitação feita no dia 31/03/2011;
2-     Regulamentações e Implementações da Lei Estadual 7.723/2004 e o Plano Estadual para Promoção da Igualdade Racial no Espírito Santo;
3-     criação de uma Secretaria ou Coordenadoria para Promoção da Igualdade Racial, para efetuações de implementações de políticas  transversais de recortes raciais, como também especificas positivas nas diversas Secretarias de Governo;
4-     Regulamentação e Implementação do Plano das Diretrizes Curriculares sobre Educação e Ensino das Relações Étnicorraciais – Lei 10.639/2003 nas Redes de Ensino no Espírito Santo;
5-     Recortes Raciais de 50% (cinqüenta por cento), para negros/as nos sistemas de cotas sociais já adotados pela UFES e IFES.
Vitória, ES, 13 de maio de 2011.

ASSINATURA                                                MUNICÍPIO                          Nº CART. IDENTIDADE







ABAIXO-ASSINADOS PARA O GOVERNADOR CASAGRANDE

ASSINATURA                                           MUNICÍPIO                              Nº CART. IDENTIDADE









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Não achou bom?...
Deixe aqui seu comentário. Ele nos será muito útil e importante. Desde já, nossos agradecimentos!!!
Grupo MSul04 "Performance Negra"