Páginas

domingo, 11 de dezembro de 2011


Grupo interministerial avaliará causas da violência contra jovens negros


A secretária de Políticas de Ações Afirmativas da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Sepir), Anhamona Silva de Brito, informou há pouco que um grupo interministerial avaliará as causas e consequências da violência contra jovens negros. Inicialmente, ela aponta o racismo como a causa principal. “Os negros e as negras são percebidos em nosso país como suspeitos criminosos principais”, afirmou. “Essa estigmatização autoriza a violência contra o negro, inclusive por parte do Estado.”
Em audiência pública que discute a violência contra jovens negros, promovida pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, Anhamona disse que outra causa para a violência contra os jovens negros é a desigualdade social.
Segundo a representante da Sepir, os indicadores sociais apontam altas taxas de homicídios de jovens negros e, além disso, diferenças de analfabetismo, escolaridade e pobreza em relação a jovens brancos. Por isso, na visão de Anhamona, as políticas públicas para o combate à violência contra jovens negros devem envolver não apenas medidas de segurança pública, mas também ações educacionais, de saúde e de qualificação profissional, por exemplo.
De acordo com a representante da Sepir, o grupo interministerial começará a trabalhar em 2012, sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República. “Espero que políticas públicas casadas dos ministérios, por meio de um plano nacional, sejam resultado do trabalho do grupo”, afirmou. Segundo ela, a elaboração de um plano nacional de combate à violência contra jovens negros está prevista no Plano Plurianual (PPA) 2012/2015.
“O Mapa da Violência 2011 precisa servir como base das reflexões e das ações do governo”, disse. O estudo mostra elevação no número de jovens negros mortos na última década e queda no número de jovens brancos mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Não achou bom?...
Deixe aqui seu comentário. Ele nos será muito útil e importante. Desde já, nossos agradecimentos!!!
Grupo MSul04 "Performance Negra"