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domingo, 11 de dezembro de 2011

POLÍTICAS PÚBLICAS E RAÇA

                                
               Título:  Igualdade racial desde a Pré-escola

Nome: POLIANA DA SILVA BOTELHO
Órgão em que trabalha: EEEFM “SENADOR DIRCEU CARDOSO”
Município: MUQUI
Observação (caso seja necessário): BACHAREL EM CIENCIAS CONTÁBEIS
Nome do Polo ao qual se vincula: MIMOSO DO SUL

Objetivo Geral da ação:
Reconhecer a influencia do índio, do branco e do negro na formação do povo brasileiro, identificando misturas desses povos;
Quebrar paradigmas sobre a diversidade das raças, mostrando para as crianças que somos todos iguais, apesar das diferenças.
Mostrar que através da educação e que se tem um futuro sem desigualdade racial e social.


Justificativa:
O Direito a Educação Infantil é garantido pela Lei 9394/96 das Diretrizes da Educação Básica, que prevê escola para crianças a partir de 4 anos de idade. Fase das descobertas e do convívio com outras crianças, onde muitos são discriminados por sua formação étnicos, muitas vezes influenciados pelo convívio com próprios famíliares. É exatamente nesse momento da vida que é necessário a intervenção para poder erradicar de vez o racismo.
 O Brasil é conhecido por ter diversas culturas, que se deu pela mistura de diversas raças e em consequência disso é campeão em desigualdade e discriminação. No que diz respeito à igualdade, todos somos igual e ela é o principio da democracia, mas no cotidiano vemos situação de desigualdade e exclusão. Por isso a necessidade de implantação de políticas publica que tem como objetivo gênero e raça.
Segundo sociólogos Carlos Hasenbalg e Nelson do Valle Silva (HASENBALG e SILVA, 2005 p. 38-40) as desigualdades Raciais no Brasil esta associada aos mecanismos discriminatórios pelo qual passa a população preta ou parda no decorrer da sua trajetória. E o acesso a educação infantil e a escolarização básica se destacam como ativo importante no processo de realização socioeconômica, pois além de estar na escola sendo alfabetizado, como por exemplo, adquirimos valores que iremos carregar pela vida inteira, como convivência com outro.
Há uma expectativa de como homens e mulheres devam se comportar, esses jeitos são ensinados desde a infância e reforçados por toda a vida, e por que não desenvolver em nossas crianças a cidadania, pois é a partir delas que poderemos construir igualdade entre as raças.


Descrição da ação:
Palestras para crianças da pré escola, em forma de teatro, onde o tema abordado será igualdade social, mostrando a crianças que temos o dever de respeitar o outro independente da cor, da posição social e do gênero.

Cronograma
Para planejamento: Visitas a Centro de Educação Infantil, conhecer o público alvo como: número de alunos e sua respectiva cor. Trabalho em uma secretaria e vemos que muitos pais tem vergonha de assumir a cor do filho. Após essa visita elaborar o roteiro do Plano.
Para Execução: Esse trabalho teria duração de 1 mês, onde , trabalharíamos com as crianças toda a sexta-feira desse mês. O 1º Encontro faríamos um teatro baseado na história do Grupo Diante do Trono para crianças.


População beneficiada
Apesar de trabalharmos com as crianças, a população em geral será beneficiada uma vez que através dela que podemos conscientizar a geração de adultos futuros.


Referências:
Gestão de Políticas Pública em Genero e Raça/GPP-GeR Modulo 3 - Políticas Publicas e Raça
Lei de Diretrizes Basica (Lei 9394/96)

Postado por: Poliana da Silva Botelho

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