Páginas

segunda-feira, 26 de março de 2012

O Direito como Instrumento de Transformação Social

      


Por Maria Aparecida Rodrigues Marques


 O tema abordado é  “O Direito como Instrumento de Transformação Social,” segundo alguns estudos na internet e  pesquisa feita nos materiais de apoio.
       Os principais conceitos abordados nesta unidade  seriam  vinculados ao termo direito que  é um instrumento de transformação social, e deve ter por objetivo a emancipação da sociedade, a partir da noção de que, contraditoriamente, o mesmo direito que legitima e reproduz a exploração pode ser o elemento fundamental para   uma mudança social, deve criar as condições jurídicas necessárias para a emancipação do homem. .
Enquanto gestora,  luto por uma sociedade mais justa, que respeite os direitos de cada um  buscando uma participação democrática, no qual o direito deixa de operar apenas no sentido negativo – garantidor da igualdade e das liberdades formais – para ser pensado como uma ferramenta no enfrentamento dos problemas sociais, assim como na garantia de determinados valores, dentre eles a diversidade sócio-cultural. Durante este curso e algumas reflexões no fórum. Idealizei alguns projetos que refletem sobre o nascimento do direito com o objetivo de trocarmos experiências e discutimos nossos direitos e deveres  perante a comunidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Não achou bom?...
Deixe aqui seu comentário. Ele nos será muito útil e importante. Desde já, nossos agradecimentos!!!
Grupo MSul04 "Performance Negra"