Páginas

terça-feira, 15 de maio de 2012

"Eu sou negro, tenho respeito pela minha raça".



Assim Alexandre Pires se manifestou no "Fantástico" deste domingo (13) sobre a suspeita de discriminação racial no clipe de sua música "Kong". No vídeo, homens negros aparecem vestidos de gorilas e participam o funkeiro Mr. Catra e o jogador de futebol Neymar. "Em momento algum eu imaginei que um dia eu fosse acusado de racismo no meu próprio trabalho", disse o cantor.

Os três aparecem dançando o refrão "É no pelo do macaco que o bicho vai pegar". A denúncia de racismo partiu da Secretaria Nacional de Promoção de Igualdade Racial e o vídeo é alvo de investigação do Ministério Público. Na semana passada, o cantor prestou esclarecimentos na Procuradoria.

Segundo Alexandre Pires, a ideia surgiu como uma brincadeira para a internet. "Quando surgiu a música, e a música falava de Kong, me veio à cabeça o quê? O filme do King Kong, que tem aquela cena que ele está cortejando a moça, aquela coisa do personagem do filme. E nisso me veio à cabeça 'poxa, vamos fazer um clipe dos gorilas, macacos, que estão fugindo da floresta e invadindo uma cidade, onde eles vão entrar num bairro residencial e invadir uma casa'. Foi daí que surgiu essa ideia", contou o cantor.
Entidades que combatem o preconceito reclamaram do clipe. "Esse clipe reproduz e reforça uma associação negativa. A figura do macaco tem sido historicamente mais utilizada para desumanizar a população negra", apontou Carlos Alberto de Souza e Silva Jr, ouvidor da Secretaria de Igualdade Racial. 

"O primeiro passo foi ouvir o autor da música, e agora o Ministério Público Federal vai ouvir as entidades do Triângulo Mineiro para poder tomar uma decisão a respeito do procedimento ou não", disse o procurador da República Frederico Pelutti. 

Pires acha que a história já deu o que tinha que dar. "Eu sinceramente acho que isso devia parar já. Acho uma bobagem, acho que tem coisas mais interessantes e mais importantes pra gente se preocupar do que um momento de alegria, de descontração que a gente quis passar para as pessoas que acompanham meu trabalho. Só isso", disse ele. 



Pesquisa feita por Maria Aparecida R. Marques no http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento
O que você achou da entrevista do cantor Alexandre Pires ?Alexandre pires é racista sim ou não?

Um comentário:

Gostou do que leu? Não achou bom?...
Deixe aqui seu comentário. Ele nos será muito útil e importante. Desde já, nossos agradecimentos!!!
Grupo MSul04 "Performance Negra"