Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Sobre as flores

Não!
Não me dê flores hoje!
Pelo que você entende de mais sagrado,
... ... Não me dê flores hoje!
Me dê respeito, oportunidade,
Permita-me viver com dignidade,
Me dê amor, compartilhe responsabilidade,
Tenha “coragem” de (con) viver comigo,
Não tenha medo de mim,
Me veja como parceira, amiga,
Não me veja como “desobediente” ou inimiga.
Sou sua parceira, amiga.
Perceba que nós dois, juntos, somando, repartindo, multiplicando, aproximando nossas diferenças poderemos fazer “um outro mundo possível”.
Mas não me dê flores hoje!
Eu quero muito, eu quero mais do que flores,
Por mais que elas me seduzam,
Eu quero mais,
Eu quero que você me veja como gente mulher,
Sujeito mulher,
Efeito mulher. Causa, razão, conseqüência . . . mulher
Eu quero mais que as flores, e se você não tiver outra coisa para me dar hoje,
Não me dê flores!
Se hoje é meu dia, não satisfaça a sua vontade de ser bom moço,
satisfaça a nossa necessidade de conviver com dignidade e amor.
Hoje, não me dê flores.
Me dê flores amanhã, outro dia, que seja o melhor dia possível!
Hoje, lembre-se que, para além da doçura das flores eu preciso de respeito!

Glorya Ramos
Secretária de Combate ao racismo da CUT
Disponível em: http://www.cut.org.br/


BRECHTIANA

Primeiro,
Usurparam a matemática
A medicina, a arquitetura
... A filosofia, a religiosidade, a arte
Dizendo tê-las criado
À sua imagem e semelhança.

Depois,
Separaram faraós e pirâmides
Do contexto africano -
Pois africanos não seriam capazes
De tanta inventiva e tanto avanço.

Não satisfeitos, disseram
Que nossos ancestrais tinham vindo de longe
De uma Ásia estranha
Para invadir a África
Desalojar os autóctones
Bosquímanos e hotentotes.
E escreveram a História ao seu modo.
Chamando nações de "tribos"
Reis de "régulos"
Línguas de "dialetos".

Aí,
Lançaram a culpa da escravidão
Na ambição das próprias vítimas
E debitaram o racismo
Na nossa pobre conta.

Então,
Reservaram para nós
Os lugares mais sórdidos
As ocupações mais degradantes
Os papéis mais sujos
E nos disseram:
- Riam! Dancem! Toquem!
Cantem! Corram! Joguem!

E nós rimos, dançamos, tocamos
Cantamos, corremos, jogamos.

Agora, chega!

(Nei Lopes)
Fonte:  Página no Facebook de Atividades Denuncio
Top of Form 1


LINHAGEM (Carlos Assumpção)
Eu sou descendente de Zumbi
Zumbi é meu pai e meu guia
Me envia mensagens do orum
Meus dentes brilham na noite escura
... Afiados como o agadá de Ogum
Eu sou descendente de Zumbi
Sou bravo valente sou nobre
Os gritos aflitos do negro
Os gritos aflitos do pobre
Os gritos aflitos de todos
Os povos sofridos do mundo
No meu peito desabrocham
Em força em revolta
Me empurram pra luta me comovem
Eu sou descendente de Zumbi
Zumbi é meu pai e meu guia
Eu trago quilombos e vozes bravias dentro de mim
Eu trago os duros punhos cerrados
Cerrados como rochas
Floridos como jardinsVer mais
Fonte: Fonte:  Página no Facebook de Atividades Denuncio
Top of Form 1

 Por: Briscia Rosa Cacemiro

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Não achou bom?...
Deixe aqui seu comentário. Ele nos será muito útil e importante. Desde já, nossos agradecimentos!!!
Grupo MSul04 "Performance Negra"