Páginas

sexta-feira, 29 de julho de 2011

AÇÕES NAS ESCOLAS

25/11/2010

Alunos apresentam dança afro brasileira no Dia da Consciência Negra

Na Escola Pedro José Vieira, os alunos da 3ª série apresentaram danças afro brasileiras como forma de valorização da cultura negra do país




imagem
O Dia Nacional da Consciencia Negra foi tema principal de estudos e trabalhos em muitas escolas de Mimoso do Sul, entre elas, destacamos a apresentação dos alunos da Escola Pedro José Vieira, que neste mês de novembro realizaram danças afro brasileiras como forma de homenagear a influência negra no país.
Os alunos da 3ª série M 03, das professoras Ivone da Silva Santos Romano e Lúcia Flávia apresentaram no pátio da Escola essa dança de muita riqueza ritmica e som empolgante.
A diretora Kênia Cheibub explicou que este momento foi de grande importância, pois permitiu ao aluno ter o conhecimento necessário contra o racismo e reconhecer a importância de toda manifestação cultural. "Isso tem sido sempre realizado dentro das salas de aula de nossa Escola através do empenho das professoras, coordenadoras e pedagogas", contou.
Saiba mais sobre o Dia Nacional da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da Princesa Isabel.
TEXTO: Renata Mofatti
FOTOS: Arquivo da Escola Pedro José Vieira
FONTE: Wikipédia
Email: remofati@gmail.com
Telefones: (28) 9971 2237 / (28) 3555 4618





Como efeito dos Estudos para uma educação Etnicorracial, as escolas da rede municipal e estadual vem desenvolvendo belíssimos trabalhos, tanto no que diz respeito à valorização da cultura afro brasileira, como na valorização ser humano como um todo, sem discriminação ou preconceitos. Nesta matéria realizada pela jornalista mimosense Renata Mofatti, foi apresentado o trabalho desenvolvido pelos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro José Vieira, localizada na Sede do Município. E nós do grupo Performance Negra, não poderíamos deixar de expressar nosso respeito pelas educadoras  que muito têm se empenhado em fazer acontecer concretamente os ideais de respeito à diversidade e, acima de tudo, de luta pela equidade.

Por: Julio Cezar Oliveira e Irene Cristina Santos Costa
Grupo MSul04 "Performance Negra"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Não achou bom?...
Deixe aqui seu comentário. Ele nos será muito útil e importante. Desde já, nossos agradecimentos!!!
Grupo MSul04 "Performance Negra"