Páginas

sexta-feira, 29 de julho de 2011

UNEGRO EM MIMOSO DO SUL



MOVIMENTOS   NEGROS 




EM   MIMOSO   DO    SUL - ES







UNIÃO DE NEGROS PELA IGUALDADE 


“UNEGRO”





Fundada em 1988, em Salvador, a UNEGRO - União de Negros pela Igualdade  se consolidou como uma das mais importantes entidades do movimento negro baiano e brasileiro. A parti de 1992 ganha caráter nacional passando a ser organizada em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Goiás.




Em 2002, a UNEGRO realiza seu 2º Congresso Nacional, onde filiados do Espírito Santo participa e afirma seu compromisso com a luta contra o Racismo, Machismo e a Desigualdade de Classe.


O Movimento luta contra o racismo em todas as suas formas de expressão; empenha-se na preservação e desenvolvimento da cultura negra; defende o livre direito de escolha da orientação sexual dos homens e mulheres negros; defende os direitos culturais da população negra; externa  solidariedade e apoio à luta dos povos oprimidos de todo o mundo; luta pelo exercício da cidadania negra em todos os setores da vida social do país, defende uma sociedade justa, fraterna, sem exploração de classe, de raça ou baseada na exploração entre sexos
Em 2003, militantes da UNEGRO participam da 1ª Conferência da Igualdade Racial da CMS do foro de entidades negras e de outros segmentos que luta pela superação do racismo no estado do Espírito Santo. E em 2004 a UNEGRO realiza seu 1º Encontro de filiados, organiza e consolida o movimento no estado.
Em 27 de maio a UNEGRO realiza seu 1º Congresso no Estado e ganha caráter Estadual, passando a ser organizada em Cariacica, Vila Velha, Vitória, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul e Alegre. (UNEGRO; 2007)
Sair para fazer pesquisa de campo é sempre muito gratificante, pois através destas pesquisas aprendemos com a prática o nosso objeto de estudo, saber que em meu município tem um movimento como este de nível nacional, e o melhor conhecer de perto este movimento que luta contra o racismo, foi e esta sendo maravilhoso. 

Ao entrevistar o Coordenador Municipal da UNEGRO em nosso município, o senhor Adilson Amaro, (55 anos, pedreiro), o mesmo relatou com entusiasmo o inicio do movimento em 2007 em nossa cidade, segundo ele, foram promovidos vários eventos contra a discriminação, eventos tais como: Noite da Beleza Negra (concurso de beleza, no qual participam negros/as de todas as idades), Seminário “Rebele-se contra o Racismo” com palestrantes de movimentos negros do estado, participação na 18º Noite da Beleza Negra em Vitória, participação em Congressos e seminários, no sul do estado e na capital, entre outros. 

O movimento UNEGRO com esses eventos, despertou vários setores da comunidade mimosense para a raça negra e  sua valorização enquanto cidadãos sócio, econômica e culturalmente, por muito tempo discriminada, e levou a beleza da mulher, do homem, crianças e jovens negros e afro descendentes mimosenses ao reconhecimento e prestígio merecidos, concorrendo com outros municípios do Estado e se destacando.

"Hoje o movimento esta fraco, as pessoas estão desanimadas, a meu ver falta apoio das autoridades, e principalmente conscientização por partes das pessoas que mistura políticas com o movimento, se fulano de certo partido é militante do movimento, o 'cicrano' do partido tal não entra e nem ajuda, é uma coisa absurda, mas é o que acontece e que acaba deixando a gente triste e desanimados" ( Adilson Amaro).
Já a senhora Maria José da Silva, tesoureira do movimento UNEGRO no município, diz que faltam pessoas com interesse em participar do movimento, falou da importância dele em Mimoso, e continuou dizendo que o movimento não pode acabar.



Enfim, observa-se que o Movimento UNEGRO, é muito importante na luta da causa negra em todo país, e aqui no município de Mimoso do Sul, ele deixou sua marca, mas no momento esta  um pouco esquecido, o bom é que com a visita do NEGRITUDE EM MOVIMENTO, acendeu-se uma chama entre os militantes do movimento, quem sabe é um novo recomeço, vamos ficar torcendo!!!                   Por: Valéria Nascimento Fraga, GrupoMSul04 "performance Negra" 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Não achou bom?...
Deixe aqui seu comentário. Ele nos será muito útil e importante. Desde já, nossos agradecimentos!!!
Grupo MSul04 "Performance Negra"