Páginas

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A mulher e o mercado de trabalho no Município de Mimoso do Sul


Plano de ação

A mulher e o mercado de trabalho no Município de Mimoso do Sul

Nome: MÔNICA PONTES DA COSTA OLIVEIRA

Órgão em que trabalha: EEEFM “Elizabete Nazário Laurentino”

                                        EEEFM “Monsenhor Elias Tomasi”

                                        EEEFM “Antônio Acha”

Cargo: Professora

Função: Professora

Município: Mimoso do Sul

Nome do Pólo ao qual se vincula: Mimoso do Sul

Nome da professora on-line: Denise Pinto Vasconcelos

Data de finalização do Modulo 2: 05/10/2011

Objetivo Geral da ação:

O objetivo geral do presente plano de ação é analisar as desigualdades de oportunidades no mercado de trabalho entre homens e mulheres. A mulher está cada vez mais presente no mercado de trabalho, e ao longo da história, tem procurado novas formas de estar inserida na sociedade.

Embora sua inserção ainda se dê, predominantemente, nos segmentos menos valorizados do mercado, as mulheres também têm passado a ocupar novos postos, como gerentes financeiras, comerciais e de publicidade. Mesmo assim, o maior grau de instrução das mulheres não tem repercutido em igualdade salarial com os homens, mesmo quando exercem a mesma função.

Tendo em vista a problemática mencionada acima, o presente plano de ação visa fazer um trabalho com alunos de 1ª,  2ª e 3ª séries do Ensino Médio, objetivando apresentar um quadro geral da situação do emprego feminino e masculino no Município de Mimoso do Sul

Justificativa:

Desde o início da industrialização do Brasil houve um grande desenvolvimento no que se refere ao trabalho feminino. Observava-se trabalhadoras sendo expostas das mais variadas formas de exploração e abusos por patrões, e principalmente, pela falta de leis trabalhistas que lhes garantissem o mínimo de dignidade possível. A mulher foi explorada, primeiro como mulher, segundo como trabalhadora.

                      Nas primeiras décadas do século XX, no Brasil, grande parte do proletariado

é constituído por mulheres e crianças. E são vários os artigos de

imprensa operária que denunciam as investidas sexuais de contra-mestres

e patrões sobre as trabalhadoras e que se revoltavam contra as situações

de humilhação a que elas viviam expostas nas fábricas. (RAGO, 2000)

Ao longo do tempo, muitas mudanças ocorreram, a mulher conseguiu vencer muitas lutas, está inserida no mercado de trabalho, mas ainda sofre por ser mulher, e na maioria das vezes é menos remunerada no trabalho que o homem, e o preconceito continua. Em Mimoso do Sul não é diferente, a mulher também sofre pelo seu sexo.

Descrição da ação:

1º - Analisar o papel da mulher no mercado de trabalho, tendo em vista o processo histórico e econômico que possibilitou a entrada da mulher no mercado.

2º - Será proposto aos alunos uma pesquisa quantitativa sobre situações em que os direitos assegurados a mulher são, ou não, de fato colocados em prática no município em que vivem. A pesquisa terá perguntas direcionadas a homens e mulheres, relacionadas a ocupação no mercado de trabalho, remuneração, oportunidades e  tratamento no emprego", situações de discriminação, violência doméstica, etc.

3º - Os resultados deverão ser quantificados contando as respostas em planilhas e produção de gráficos, com a distribuição da população feminina e masculina empregada por setor de atividade.

4º - As informações obtidas serão socializadas, e será traçado um panorama geral sobre as oportunidades das mulheres e o exercício de sua cidadania no Município de Mimoso do Sul.

5º - Após a discussão dos dados, será organizado uma publicação e divulgação dos mesmos por meio de painéis na escola.

Cronograma  

Mês
Atividades
Outubro / 2011
(Planejamento)
Elaboração do plano de ação.
Novembro / 2011

Encaminhamento da proposta do plano para direção escolar.
Fevereiro / 2012
(Execução)
Coleta de dados.
Março / 2012
Análise dos resultados.
Abril / 2012
Apresentação, publicação e discussão dos resultados.

População beneficiada:

Alunos das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e mulheres do município de Mimoso do Sul.

Referencias bibliográficas:

- Miranda, Liliana Carneiro de.: A percepção da mulher no mercado de trabalho: emprego, carreira ou vocação / Liliana Carneiro de Miranda -. Rio de Janeiro: Faculdades Ibmec. 2006.

- RAGO, Margareth. Trabalho feminino e Sexualidade. In: Mary Del Priore (org.); Carla Bassanezi (coord. de textos). História das mulheres no Brasil. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Não achou bom?...
Deixe aqui seu comentário. Ele nos será muito útil e importante. Desde já, nossos agradecimentos!!!
Grupo MSul04 "Performance Negra"