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quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Plano de ação: Repensar o papel da mulher, como fonte de afirmação de sua identidade.


 A sociedade através de seus poderosos mecanismos de socialização, vai formando homens e mulheres com comportamentos masculinos e femininos bem definidos. Aos homens em geral cabem os papéis de prestigio, autoridade e criatividade: economistas, políticos, etc. Às mulheres, tarefas pouco reconhecidas socialmente, como donas de casa, mães e esposa. Até bem pouco tempo, quando executavam tarefas fora de casa, exerciam em geral, atividades que são uma extensão das atividades do lar: domésticas, professoras, enfermeiras, etc.
                                        (Conselho Estadual da Condição Feminina,op.cit.,p.1)  


Identificação do/a cursista:
Nome:
Órgão em que trabalha:
Cargo:
Função:
Município:
Observação (caso seja necessário):
Nome do Polo ao qual se vincula:
Nome da professora on-line:
Data de finalização do Modulo 2: 

Gracielli P. Defante Pacheco
EMEF “Catharina Giovanini Faber”
Professora
Regente de Classe
Mimoso do Sul

Mimoso do Sul
Denise vasconcelos
05/10/2011

Objetivo Geral da ação:


Diminuir o estereótipo de que  a mulher é o sexo frágil, e por isso alvo de preconceitos, principalmente a mulher negra.

Justificativa:

As mulheres, juntamente com os negros, são as maiores vítimas do preconceito. Há teorias raciais espalhadas pelo
Mundo, que procuram justificar um tratamento discriminatório e desumano de exclusão e de marginalização reservados para povos e pessoas diferentes, ou que os preconceituosos julgam diferentes.
Muitas das atitudes discriminatórias que acontecem em sala de aula são dirigidas as alunas, e quando a aluna é negra essa discriminação é mais grave. Por isso, é interessante  ter uma idéia do significado da palavra gênero, desconhecida da maioria das mulheres e alunas que são oprimidas e alvo de preconceitos.

Descrição da ação:


Trabalhar o conceito de gênero, o contexto social, cultural, político, religioso em que as mulheres são criadas, trabalhar como a sociedade que  através de seus mecanismos de socialização -linguagem, família, escola, religião, meios de comunicação – e o estado que através das leis vão formando homens e mulheres com papéis femininos e masculinos bem definidos. 

Cronograma  
Para planejamento:
Para execução:

Um mês.


População beneficiada

Alunas e funcionárias da E.M.E.F “Catharina Giovanini Faber”

  Bibliografia.

  Superando o racismo na escola; Kabengele Munanga.;p.59,60.



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Grupo MSul04 "Performance Negra"