A sociedade através de seus poderosos mecanismos de socialização, vai formando homens e mulheres com comportamentos masculinos e femininos bem definidos. Aos homens em geral cabem os papéis de prestigio, autoridade e criatividade: economistas, políticos, etc. Às mulheres, tarefas pouco reconhecidas socialmente, como donas de casa, mães e esposa. Até bem pouco tempo, quando executavam tarefas fora de casa, exerciam em geral, atividades que são uma extensão das atividades do lar: domésticas, professoras, enfermeiras, etc.
(Conselho Estadual da Condição Feminina,op.cit.,p.1)
Identificação do/a cursista: Nome: Órgão em que trabalha: Cargo: Função: Município: Observação (caso seja necessário): Nome do Polo ao qual se vincula: Nome da professora on-line: Data de finalização do Modulo 2: | Gracielli P. Defante Pacheco EMEF “Catharina Giovanini Faber” Professora Regente de Classe Mimoso do Sul Mimoso do Sul Denise vasconcelos 05/10/2011 |
Objetivo Geral da ação: | Diminuir o estereótipo de que a mulher é o sexo frágil, e por isso alvo de preconceitos, principalmente a mulher negra. |
Justificativa: | As mulheres, juntamente com os negros, são as maiores vítimas do preconceito. Há teorias raciais espalhadas pelo Mundo, que procuram justificar um tratamento discriminatório e desumano de exclusão e de marginalização reservados para povos e pessoas diferentes, ou que os preconceituosos julgam diferentes. Muitas das atitudes discriminatórias que acontecem em sala de aula são dirigidas as alunas, e quando a aluna é negra essa discriminação é mais grave. Por isso, é interessante ter uma idéia do significado da palavra gênero, desconhecida da maioria das mulheres e alunas que são oprimidas e alvo de preconceitos. |
Descrição da ação: | Trabalhar o conceito de gênero, o contexto social, cultural, político, religioso em que as mulheres são criadas, trabalhar como a sociedade que através de seus mecanismos de socialização -linguagem, família, escola, religião, meios de comunicação – e o estado que através das leis vão formando homens e mulheres com papéis femininos e masculinos bem definidos. |
Cronograma Para planejamento: Para execução: | Um mês. |
População beneficiada | Alunas e funcionárias da E.M.E.F “Catharina Giovanini Faber” |
Bibliografia.
Superando o racismo na escola; Kabengele Munanga.;p.59,60.
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Grupo MSul04 "Performance Negra"