Páginas

domingo, 11 de dezembro de 2011

ENTREVISTA

Entrevistada: Rosa Maria Barros de Oliveira
Formação: Supervisão/Magistério
                   Pós Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional
Profissão: Pedagoga –Escola CEIM Euclides Mello dos Santos(Educação Infantil)  e Escola CUEF “Dr. José Nicodemus Cysne” ( Séries Iniciais e Finais do Ensino Fundamental)

Entrevistadora: Valéria Pereira Nascimento Fraga

  Pergunta: 
* Como as escolas em que ela trabalha tem enfrentado a questao do racismo tão presente em nossa sociedade?


Resposta sintetizada em forma de texto:

* "De acordo com a Lei 10.639/2003, torna-se obrigatório o estudo da História e Cultura afro- brasileira e indígena.  Eu, enquanto pedagoga tem orientado as duas escolas  trabalhar em forma de Projetos interdisciplinar com conteúdos programáticos voltados para a história e cultura da África e dos Africanos, a contribuição dos negros na Arte e na Literatura como: música, dança, pintura, histórias infantis com personagens negros ,história do Zumbi dos Palmares, a história muito utilizada na educação Infantil e séries iniciais ( Menina Bonita do Laço de Fita),etc. e também os negros que se destacaram em suas profissões, a importância de se trabalhar os valores éticos e morais, respeitando e valorizando  a cultura e os povos afrodescendentes,de forma que esses valores sejam aprendidos  e praticados  em sua vida, iniciando este trabalho desde a educação infantil e estendendo para as outras séries de ensino.   
Ressaltando que apesar dos avanços  através de grupos de  movimento ,lutando  contra o racismo  ao longo dos anos, ainda existe  o preconceito e o racismo em relação à cor da pele ,surgi  as Políticas Pública de Inclusão,o sistema de “quota “, com intenção de acabar com a descriminação e o racismo e oportunizar  uma vida digna e igualdade social,  um assunto muito polêmico de se abordar havendo sempre os “prós” e os “contras”, apesar de ser polêmico   sabemos que, só  a educação pode em qualquer sociedade, se constituir um poderoso meio de inclusão de promoção de igualdade." É muito importante sabermos como anda a situaçao de nossas escolas, e ao entrevistar a pedagoga Rosa Barros fiquei feliz em ver que ações contra o racismo e o preconceito racial tem sido feita, e o melhor não é só em datas comemorativas, percebe-se também que a Lei 10639/2003 tem sido cumprida, mas o mais importante é a conscientização de seu conteúdo.Ainda estamos no início, mas através de ações como estas chegaremos a uma sociedade sem precaonceito. 


 Fotos de Eventos realizados na EM CUEF “Dr. José Nicodemus Cysne”:














Por: Valéria Nascimento.

2 comentários:

  1. Adorei o blog de vcs!! Parabéns pelos avanços obtidos neste ano. Bjo

    ResponderExcluir
  2. Nós, do GrupoMSul04 "Performance Negra" agradecemos seu comentário Denise, e suas sempre prontas orientações. Enfim conseguimos aflorar com um blog resultante do somatório dos esforços de todos, muitos não conseguiam nem sequer entrar, e hoje, postam tranquilamente seus trabalhos... Minha parte é, quando necessário (e tem sido pouco) revisar e incrementar o que postaram... Mas o pessoal tá craque! Nem tenho mais tanto trabalho... (rsrsrs)

    Obrigada!

    Beijos!!!

    Irene Cristina

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Não achou bom?...
Deixe aqui seu comentário. Ele nos será muito útil e importante. Desde já, nossos agradecimentos!!!
Grupo MSul04 "Performance Negra"